Dr. Felipe Vitorio Photos & Videos on Instagram

@dr.felipevitorio  Cardiologia Clínica e Intervencionista CRM AM 6843 / RQE 4127/4175 🔹Mais Clinica 99100-4500 🔹Hospital Adventista 2123-1311 🌐www.drfelipevitorio.com.br

15 hours ago

Feliz Páscoa ao amigos e pacientes!

81 6
18 hours ago

Em determinados momentos, com atividade física intensa, o volume de sangue que retorna ao coração chega até a aproximadamente 25 litros por minuto e, ainda assim, muitas vezes o coração é capaz de bombear todo este volume. O controle da atividade cardíaca se faz tanto de forma intrínseca como também de forma extrínseca. Controle Intrínseco:  Ao receber maior volume de sangue proveniente do retorno venoso, as fibras musculares cardíacas se tornam mais distendidas devido ao maior enchimento de suas câmaras. Isso faz com que, ao se contraírem durante a sístole, o fazem com uma maior força. Controle extrínseco: Um predomínio da atividade simpática do SNA provoca, no coração, um significativo aumento tanto na frequência cardíaca como também na força de contração. Como consequência ocorre um considerável aumento no débito cardíaco.

82 5
1 day ago

Infarto e parada cardíaca não são sinônimos. O infarto provoca e é a causa mais comum da parada cardíaca, mas também existem diversas outras condições que podem culminar em parada cardíaca, como insuficiência cardíaca em fase terminal, embolia pulmonar e arritmia cardíaca congênita. O coração funciona como uma bomba de ejeção de sangue para o corpo humano. Quando ele se contrai, distribui sangue pelas artérias e quando se dilata, permite o retorno do sangue para dentro dele, pelas veias. A parada cardíaca ocorre quando o coração para de funcionar. Nessa condição, ele deixa de exercer a função de bomba, inviabilizando a circulação do sangue pelo organismo. O infarto é a causa mais comum de parada cardíaca na população. Além de fazer com que o sangue circule pelo corpo, o coração também precisa de sangue para o próprio funcionamento. Quando há obstrução de um vaso que alimenta o órgão, a região relacionada a esse vaso pode vir a morrer. Isso é o infarto do miocárdio (do coração). O infarto tem tamanho e repercussão variáveis de acordo com o vaso obstruído. Em uma parada cardíaca, é fundamental que haja atendimento rápido. Em alguns casos, é possível reverter o quadro. Quando o atendimento é feito prontamente, diminuem-se os riscos de lesão cerebral.

232 9
3 days ago

Comer cerca de 100 gramas por dia deste alimento pode diminuir os riscos de doenças cardíacas. Contendo flavonoides, tem poder antioxidante que ajuda a baixar a pressão arterial, melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e o coração, prevenir coágulos sanguíneos e combater o dano celular. Particularmente abundantes em grãos de cacau, usados para fazer o chocolate. Chocolate amargo é rico em flavonoides Antes de sair comendo qualquer tipo de chocolate, é importante saber que nem todos eles são ricos em flavonoides. A maioria das formas comerciais do produto são altamente processadas, o que significa que grande parte dos flavonoides foi perdida. Nem sempre a quantidade de flavonoides está indicada na embalagem, mas a regra é que quanto maior o teor de cacau da barra, melhor é para a sua saúde. A melhor aposta é o chocolate amargo, que geralmente tem mais cacau e, portanto, mais flavonoides que o chocolate ao leite. Também tem menos açúcar e menos gordura saturada. Mas cuidado com os ingredientes extras que podem adicionar gordura e calorias ao produto. De qualquer forma, mesmo que você ame chocolate, uma boa ideia para ajudar a evitar doenças cardíacas é manter hábitos alimentares saudáveis, exercitar-se regularmente e evitar o estresse. O seu médico pode ajudá-lo com isso, consulte-o.

142 4
3 days ago

Mais um ótimo evento organizado pela SBC AM. 👏🏻👏🏻👏🏻 #Repost @sbcamcardio with @make_repost ・・・ Convidamos a todos para participar do programa de educação continuada da SBC-Am 2019 😍📚 📌Tema: Hipertensão Arterial 📌Data : 23/04/2019 ⏰ Início as 19:30 horas 🏥 Local : Auditório do Sabin matriz ⚠ Endereço : Av Tancredo Neves, 1287 - Parque Dez 📌 Programação: 19:30 as 20h - Aula de Urgência e emergência hipertensiva - Dra. Izabel Mourão 20 as 20:15. Intervalo 20:15 as 21:00- Discussão de caso clínico - Acadêmicos da LACAC Contamos com sua presença! ⚠ Evento gratuito ⚠

61 0
8 days ago

Pericardite é um processo inflamatório que afeta a membrana que recobre e protege o coração. Normalmente os sintomas são de dor no peito que pode piorar com a respiração, podendo ocorrer também febre. A doença pode ser aguda ou crônica. A forma aguda, em geral, é de instalação súbita e se estende por volta de uma a três semanas. Não raro, depois do primeiro episódio de pericardite aguda, seguido por um período de remissão completa durante quatro ou seis semanas, as crises podem repetir-se de tempos em tempos, o que caracteriza a pericardite aguda recorrente. Na forma crônica, o processo inflamatório se desenvolve aos poucos e evolui por longos períodos. Muitas vezes, o quadro permanece assintomático até que surge um acúmulo de líquido no espaço pericárdico ou um espessamento dessa parede, provocado pela formação de tecido fibroso endurecido (cicatrizes) em torno do coração, que tem o seu tamanho reduzido e as funções comprometidas. Sem tratamento, a pericardite pode evoluir para complicações graves que põem em risco a vida dos doentes. Os sintomas da pericardite aguda podem permanecer alguns dias; os da pericardite crônica podem durar meses, ou são recorrentes. Não subestime esses sinais. Procure assistência médica imediatamente se desconfiar que eles podem estar indicando que algo não vai bem no seu coração.

286 11
10 days ago

Alguns dos tipos comuns de cardiopatia são os seguintes: ✅Cardiopatia congênita - são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento. Pode ser diagnosticada quando a pessoa já está na idade adulta. ✅Doenças no miocárdio - Em muitos casos, o órgão não consegue bombear o sangue adequadamente. ✅Infecção no coração - são causadas quando bactérias, vírus, fungos ou parasitas alcançam o músculo cardíaco. ✅Cardiopatia de válvulas - Uma variedade de fatores podem danificar as válvulas, causando a doença. ✅Cardiopatia hipertensiva - é uma consequência da pressão arterial alta, que pode sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos. ✅Cardiopatia isquêmica - causada pelo estreitamento das artérias do coração pela acúmulo de gordura, o que leva à diminuição da oferta de sangue para o órgão. A doença pode gerar angina (dor no peito) ou, nos casos agudos, infarto. ⚠ Alguns sinais incluem: ✅Cor de pele cinzenta ou azul (cianose);✅Inchaço nas mãos, tornozelos e pés; ✅Falta de ar;✅Falta de fôlego durante atividade física;✅Fadiga;✅Batimentos cardíacos irregulares;✅Tonturas, vertigens e desmaios;✅Dor no peito. Consulte um médico!

258 6
11 days ago

🤰Durante a gravidez a quantidade de sangue bombeada pelo coração por minuto aumenta entre 30 e 50%. Tudo isso para fornecer oxigênio e nutrientes para a placenta e para o feto. ❤Por isso é importante procurar um cardiologista. É no período de gestação que uma possível complicação cardíaca não detectada anteriormente fica mais evidente. Mulheres que engravidam mais tarde, por volta dos 40 anos, sedentárias e fumantes, caso já tenham placas de gorduras nas artérias coronárias podem sofrer sobrecarga e enfartar. 🚶‍♀️A gestante pode fazer atividades físicas diárias, de baixo impacto, como uma caminhada 30 minutos ou exercícios dentro da água, como hidroginástica. 🚫Mas evite fazer uso de qualquer substância que possa aumentar o ritmo cardíaco, como cafeína, álcool e tabaco. ⚠️Mesmo quem não sofre de pressão alta precisa ficar atenta a um fenômeno chamado hipertensão gestacional, que acomete cerca de 10% das gestantes em todo mundo. O aumento da pressão sanguínea pode trazer problemas para a gestante e para o bebê e geralmente acomete mulheres com sobrepeso, que se alimentam mal e sedentárias, além de poder ser uma má adaptação do organismo materno a sua nova condição. Nos casos mais graves, quando o medicamento não resolve, é preciso adiantar o parto para que a mãe não sofra um quadro de eclâmpsia.

131 3
11 days ago

Você tem dúvidas sobre o seu exame de colesterol? Sabe o que é colesterol bom e colesterol ruim e qual deve ser o valor do seu colesterol? Assista a esse vídeo que eu gravei para tirar todas essas dúvidas.

321 110 14
13 days ago

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorada anualmente em 8 de abril. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia. As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

156 11
14 days ago

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde. Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde. É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. Vale destacar que não devemos procurar melhorias apenas em hospitais, devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre vários outros direitos básicos e fundamentais para o nosso completo bem-estar.

118 2
15 days ago

Ter poucas horas de sono afeta a pressão arterial e aumenta o risco de hipertensão. A doença, mais conhecida como pressão alta, é um mal silencioso e não possui sintomas. Ela é fator de risco para problemas cardiovasculares, como arritmia cardíaca, AVC e infarto. Quando dormimos, nosso organismo descansa e se restabelece por completo. Nas fases profundas do sono, os hormônios que controlam a circulação são produzidos. Se você dorme mal, o nível dessas substâncias cai e o fluxo sanguíneo é afetado. Isso acontece, pois, o sistema nervoso simpático não é desligado, ou seja, o corpo entende que o cérebro e o coração não devem descansar e mantém a pressão arterial e a frequência cardíaca elevadas. É preciso bem mais do que uma noite mal dormida para sofrer com esses males. O problema é dormir pouco e ter um sono de má qualidade constantemente. Quem tem apneia obstrutiva do sono corre ainda mais riscos, já que a doença é caracterizada pela obstrução total ou parcial das vias áreas durante o sono. Isso eleva a atividade cerebral na parte da noite e faz com que a frequência cardíaca aumente. Também provoca o estreitamento dos vasos arteriais, fazendo com que o sangue circule com maior pressão para conseguir chegar a todas as partes do corpo. Existem tratamentos disponíveis, por isso, é importante buscar um cardiologista para avaliar se é preciso ou não tomar medicamento.

114 2
16 days ago

Situações que despertam forte emoção provocam aumento na produção de adrenalina e de outros hormônios do estresse pelas glândulas adrenais.  Essa descarga de adrenalina na corrente sanguínea pode determinar um estreitamento temporário nas artérias que irrigam o coração e interfere no funcionamento do músculo cardíaco. Como resposta, o organismo pode produzir sintomas semelhantes aos do infarto agudo do miocárdio em pessoas predispostas, mas sem nenhum sinal de doenças obstrutivas nas coronárias. Nos exames de imagem como Ecocardiograma e cateterismo cardíaco o coração se apresenta com o formato abaulado típico da enfermidade. Não existe tratamento específico para a síndrome do coração partido. Não existe nenhuma fórmula eficaz para prevenir a síndrome do coração partido, mas é fundamental estar sempre alerta a fim de identificar os agentes estressores que podem provocar danos no organismo. Nesse sentido, a prática regular de exercícios físicos já demonstrou sua eficácia no controle do estresse.

191 12
19 days ago

👨‍⚕A dor torácica localizada na região central do tórax ou difusa pode ser de origem cardíaca, causada pela doença arterial coronariana, e pode irradiar-se para outras áreas. 🛑A dor de origem cardíaca pode se manifestar em seus possíveis locais de irradiação, que vai desde a mandíbula até o umbigo, incluindo ambos os braços, a região posterior do tórax, o pescoço, a mandíbula e a região do estômago. Assim, as síndromes coronárias agudas são doenças que envolvem o bloqueio repentino da artéria no coração, impedindo o fornecimento de sangue para o músculo cardíaco. ⚠Por exemplo, a morte do músculo cardíaco por não receber sangue suficiente, é chamada de ataque cardíaco. Já a angina estável, dá-se pelo estreitamento a longo prazo de uma artéria coronária limitando o fluxo sanguíneo que passa pela aquela artéria. Em ambos os casos, quando o fluxo sanguíneo é reduzido, isso acaba causando a dor torácica durante algum esforço.  PREVENÇÃO ✅Evitar a ansiedade e estresse que levam às tensões e dores corporais; ✅Adotar um estilo de vida mais tranquilo; ✅Praticar exercícios físicos; ✅Adotar uma alimentação balanceada para prevenir problemas cardíacos e dores no peito.

218 7
21 days ago

✅Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares. ✅Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida. ✅Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a ingerir mais produtos naturais e frescos. 🏃‍♀️🏃‍♂️A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.

104 7
22 days ago

🥗Ter uma boa alimentação é o fator mais importante para quem quer perder peso, isso porque é muito mais fácil comer menos calorias durante o dia do que queimá-las na academia. 🍕Se você consome mais calorias do que gasta, você engorda. Se gasta mais do que consome, você emagrece. 🥘Fazer uma dieta vai lhe oferecer vantagens que vão além da perda de peso. ⚠️É preciso entender que cada coisa que você come se comporta de uma forma diferente em seu organismo. Algumas se transformam em energia, outras em gordura, em massa magra e ainda têm aquelas que podem lhe deixar inchado. 🥦🍉É preciso comer os alimentos e as quantidades corretas. Acostumar-se com a alimentação equilibrada e manter esse estilo de vida saudável. 🚴‍♂️Praticar atividades físicas é uma necessidade básica do corpo, que também vai muito além da perda de peso. 🧘‍♀️Diminui o estresse e a ansiedade — que podem fazer com que as pessoas comam de forma compulsiva; 🛌Promove o relaxamento, libera endorfina e ajuda a dormir melhor — uma boa noite de sono também ajuda a emagrecer; 🏃‍♂️Acelera o metabolismo e a queima de gordura; Dá mais disposição e proporciona uma vida mais ativa e saudável. ⚠️O importante é dar o primeiro passo. Faça o seu planejamento e siga firme, para a conquista de mais qualidade de vida.

124 5
24 days ago

#Repost @sbcamcardio with @make_repost ・・・ A SBC-AM agradece a todos os presentes no primeiro evento do programa de Educação Continuada - SBC-AM/2019, em especial aos palestrantes (Dr Aristóteles Alencar e Dr Felipe Vitório) pelas excelentes aulas ministradas e ao laboratório Sabin pelo apoio e estrutura fundamentais ao sucesso da organização. Contamos com o apoio e presença de todos durante as demais atividades de 2019. A direção. at Laboratorio Sabin Parque 10

195 3
Next »